Cias Aéreas

Uma das grandes preocupações de viajantes com restrições alimentares é o medo de passar fome. Vôos domésticos podem ser rápidos mas dependendo do número de paradas e conexões podem se tornar longos e cansativos, e se nessas paradas você não tem acesso à sua bagagem despachada ou ainda não pode contar com opções de locais para se alimentar em segurança dentro dos aeroportos, isso pode ser um problema! Os vôos internacionais geralmente são longos e provavelmente você precisará fazer uma ou mais refeições no trajeto. 
Viajar de avião é uma comodidade que envolve obediência às regras aéreas e leis internacionais, e nos afeta diretamente no que se refere ao transporte de alimentos na bagagem de mão ou na bagagem despachada. Até hoje, nas viagens aéreas que fizemos, não tivemos problemas e tudo deu certo. Para isso temos tomado alguns cuidados.

Bagagem de mão

Algumas empresas oferecem alimentação especial e tudo o que precisamos fazer é solicitá-la junto à companhia. Recomendo ainda confirmar o pedido com uma semana de antecedência e mais uma vez no dia anterior. (Mesmo assim leve uma opção de emergência!) Outras companhias não oferecem esse serviço mas nunca nos proibiram de carregar alimentos na bagagem de mão. 

Tenho sempre o cuidado de levar junto aos documentos um atestado médico explicando a condição celíaca e a necessidade de alimentação especial. Assim, levo alguns  lanchinhos  na bagagem de mão e se necessário apresento o atestado. 

Frutas secas, castanhas, biscoitos, potes de papinha, torrone, bolo, são algumas opções que costumamos levar. Nunca tivemos problemas!


Em vôos internacionais fazemos da mesma forma, mas providencio ainda uma cópia do atestado médico traduzido para a língua do país que iremos desembarcar e fazer paradas. 
Obedecemos a orientação de não portar líquidos na bagagem de mão , o que não é problema já que são servidas bebidas sem glúten como água, sucos e refrigerantes. Temos ainda o cuidado de levar opções de lanches industrializados em sua embalagem original lacrada. Nos vôos internacionais evito levar frutas frescas e bolos caseiros a fim de evitar problemas com a vigilância sanitária local.

Bagagem despachada

Na bagagem despachada sigo os mesmos cuidados da bagagem de mão e ainda coloco uma etiqueta visível sobre os alimentos e medicamentos dentro da mala com a seguinte informação: "alimentos sem glúten, criança alérgica" (em português e traduzido para a língua do país de destino quando em vôos internacionais) junto com uma cópia do atestado médico. Assim, caso a mala seja inspecionada fora da  minha presença, as informações estão ali. Nesta situação já viajei com malas cheias de comida e  nunca tivemos problemas! 


Abaixo, listei algumas companhias com as quais já viajamos e a informação sobre a disponibilidade de alimentação especial naquela ocasião:

Gol- não oferece o serviço
Copa- Oferece frutas 
Avianca- não oferece

Não deixe de verificar a informação junto à Cia aérea, já que aqui no blog estas informações referem-se à época em que utilizei o serviço e podem não estar atualizadas.
E se alguém tiver mais informações por experiência própria e quiser compartilhar conosco aqui no blog, é só mandar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você também tem alguma dica ou informação sobre esse destino, comente e compartilhe conosco.