segunda-feira, 7 de maio de 2012

Montevidéu - UY "Sin Gluten" Jul. 2012






Nossa estada por Montevidéu durou 5 dias maravilhosos, no mês de julho (muito frio!).
Uma cidade tranquila, com pessoas cordiais e que inclusive no universo "sin gluten" ou "sin T.A.C.C." tem suas opções e encantos.


ONDE FICAR



Mais uma vez preferimos alugar um apartamento por todas as comodidades a que já me referi antes.
Fizemos por este site.
Ficamos neste apartamento, na Cidade Velha. A proprietária foi uma graça! Muito prestativa e atenciosa! Recomendo!

Demos preferência por um apartamento nas proximidades dos principais pontos turísticos e assim poder conhecer a cidade aos poucos e a pé. Ficamos na região do Porto de Montevidéu, Cidade Velha. Bem pertinho do Mercado do Porto! Para transitar a pé na Cidade Velha durante a noite parece ser meio inseguro, mas de carro ou taxi (que era bem barato), não tivemos problemas.

Pocitos é um outro bairro, aonde no verão deve ser muito agradável se hospedar. Mais distante dos pontos turísticos, porém bem próximo a orla (e da Gluteno)! Já no inverno, a ventania incomoda um pouco.

Muitas pessoas não acham necessário alugar um carro se você for ficar só em Montevidéu, mas nossa idéia era visitar Punta del Este e para este destino, no esquema bate e volta, acredito que a locação de um carro seja a melhor opção. 

Alugamos um carro por duas diárias com a Punta Car, recebemos o veículo assim que chegamos no Aeroporto de Carrasco (2 horas da madrugada!) e com isso já economizamos o taxi que geralmente no aeroporto é bem caro. Como ficamos hospedados na Cidade Velha, a locação do carro também foi uma boa para podermos passear por lugares mais distantes (Estádio Centenário, Rambla e Pocitos), ainda mais naquele frio!

Dirigir em Montevidéu é bem tranquilo, o difícil é conseguir não levar nenhuma multa! Já havia lido sobre isso enquanto planejava a viagem, mas ainda assim fomos autuados por transitar sem o farol aceso (durante o dia!!!) dentro da cidade (dessa lei eu não sabia!):_ Multa de 40 dólares!

Depois, sem o carro, centralizamos os passeios pela parte histórica e pontos turísticos mais próximos ao local que ficamos hospedados.


ONDE COMER



Nas pesquisas pela rede encontrei algumas opções que pude conferir:


Nossa! Entramos na lanchonete e ficamos maravilhados! Encantados! e perdidos...com tantas opções.


Por lá comemos as empanadas, muito boas!


Trouxemos pães de queijo (não que sejam raros mas minha filha ama!), mais empanadas, pizza, sanduiches de presunto e queijo, e bronnie e ainda fizemos amizade com alguns celíacos uruguaios.

O que é este lugar... 




Essas vitrines dispensam comentários!




"Posso escolher qualquer coisa?" 

Foi a pergunta da Isa diante de tudo isso...




Faltou mão pra tanta tentação...



Assim como tantos restaurantes em Montevidéu que nunca estão abertos quando procuramos, também não conseguimos experimentar o La Lupita ...

La Pulperia
Lagunillas 11300, próximo ao Punta Carretas Shopping

Não tem cardápio específico para celíacos. Não vi sequer placa sinalizando o local, mas está sempre cheio pela parrilla que oferece. Fomos conferir.

O ambiente é pequeno, come-se no balcão, e os atendentes mesmo preparam tudo.



Naquele frio, era bom demais ficar assim tão perto da fornalha!

Conversamos com uma moça que demonstrou ter conhecimento sobre doença celíaca, nos foi muito atenciosa e explicou as melhores opções (Carnes e batatas!).

Uma parrilla sem os preços exorbitantes do El Palenque mas também muito gostosa!


Este é famoso no Mercado do Porto. E merece! Na verdade ele não tem cardápio específico para celíacos, mas diante de tanta propaganda do lugar, enviei um e mail explicando a situação e eles responderam que eu não teria problemas com as carnes da parrilla (que não colocavam pães ali) , batata e queijos. De fato, não tivemos! Comemos lá duas vezes...



Naquele frio, sentar no balcão, pertinho do calor da parrilla e ficar observando as carnes serem preparadas enquanto aguarda o seu pedido, é tudo de bom!

Das vezes que fomos, provamos "ojo de bife", "picanha" e "asado de tira", provolone e batatas fritas e assadas. Delícia!



No entanto, no último dia, já indo embora, percebi um dos garçons meio desconfiado, pegando um dos pãezinhos a pedido de um cliente e colocando-o na parrilla para aquecer.

Pronto, tristeza, né?! Pela atitude dele, acho que estava fazendo escondido de alguém e afinal, no tempo e das vezes em que estivemos ali, isso não havia acontecido. Mas fiquei bem triste com a insegurança pela possível contaminação. De qualquer forma, sabemos que temos que perguntar sempre sobre os procedimentos, observar e na dúvida não comer. Nós não tivemos problemas mas, mandei um e mail para a mesma pessoa com quem havia me comunicado relatando o fato mas, ainda não obtive resposta. Se um dia a tiver, posto aqui...

Chivito

Agora vamos falar neste que é um prato tradicional famoso por lá. O chivito nada mais é do que a versão uruguaia do nosso X-Tudo. Nada de mais!

Servido de duas maneiras, "al pan" 

http://en.wikipedia.org/wiki/Chivito_(sandwich) 

ou "al plato" (sem o pão), 

http://viajes.elpais.com.uy/2009/11/25/verano-porteno-i-%C2%BFuruguay-o-brasil/


este último indicado pela própria ACELU para os celíacos desde que sejam feitos com as marcas "aptas" (contidas na lista que eles ofereceram) de hambúrguer, bacon, queijos e embutidos.

No entanto não arriscamos. A não ser que encontrássemos um lugar que realmente soubesse prepara-lo com a garantia de que não houvesse contaminação cruzada (Infelizmente, não foi o caso, mas também não era "Oh que prato! Como quero prova-lo!"... Não!).


ONDE COMPRAR

Disco

Fizemos nossas primeiras compras em um supermercado da rede Disco, dentro do Shopping Punta Carretas e depois visitamos a Gluteno... Pronto, não precisamos de mais nada! Ainda tentei encontrar a Nutriciência apenas para conhecer mais esta opção, mas infelizmente, não a encontramos. (O endereço que eu tinha era Gral. Urquiza, 2828)


Andei em outros mercados mas, os da rede Disco achei melhor organizados e neles encontrei a maioria dos produtos da lista de aptos. 

Com a lista oferecida pela ACELU em mãos, ficou tudo mais fácil.


Comprinhas básicas feitas no mercado:

_ Apenas produtos "aptos para celíacos" (Achocolatado, requeijão, iogurtes, hambúrgueres, capuccino, doce de leite, as bolachinhas de arroz Cerealitas, etc.)


PRODUTOS

Diferente dos vizinhos argentinos, no Uruguai não fazem referência nenhuma ao glúten nos rótulos. 

Antes da viagem eu havia entrado em contato com a ACELU, fui gentilmente orientada e me disponibilizaram a lista de produtos "aptos para celíacos" atualizada.

Medio y Medio


Uma bebida a base de espumante e vinho branco sem glúten e deliciosa!

Gostei tanto que trouxe algumas garrafas na mala.

Doce de leite 

Bem, chamam Buenos Aires de "terra do doce de leite", mas nossos vizinhos uruguaios não deixam nadinha a desejar nesse assunto. Há até uma certa "disputa" entre qual dos dois faz o melhor " dulce de leche". Assim sendo, tivemos que provar.

Os uruguaios mais indicados: Lapataia e o Conaprole (ambos sem glúten!).




Conaprole, na minha humilde opinião: O melhor doce de leite!

Aliás, adorei outros produtos da marca Conaprole (muitos iogurtes também são maravilhosos e sem glúten!)

Cerveja Daura (sem glúten)

Para os celíacos que gostam de uma cervejinha e aqui no Brasil não a encontram por menos de 17 reais... Em Montevidéu encontramos facilmente a cerveja Daura, em qualquer supermercado.

Há muito tempo não tomava cerveja, paguei 8 reais para provar a danada (isso mesmo, metade do preço!) ... Não gostei, achei muito amarga! Mas também, depois que parei de consumir cerveja, e isso já faz uns 4 anos, não sirvo mais de referência, né ? Há quem goste!





O QUE VISITAMOS

Passeamos pelo Mercado del Puerto, Estádio Centenário, La Rambla e Parque Rodó


Av. 18 de Julio e Fuente de los Cadeados,


Shopping Punta Carretas, compramos e comemos muitos morangos na feira...

Que morangos gostosos!


Maravilha de passeios!

Sites de apoio:

ACELU (Associação Celíaca do Uruguai) http://www.acelu.org/

http://www.nosnomundo.com.br/

http://glutenfreetraveller.com/gluten-free-uruguay/gluten-free-montevideo/#more-1268

http://blog.ile-montevideo.com/2011/03/comidas-sin-gluten-en-montevideo-gluten-free-food-in-montevideo-uruguay/