Planejando viajar?

Para a segurança da nossa saúde, para que tudo corra bem, para que possamos aproveitar ao máximo e trazer ótimas lembranças e histórias na bagagem, planejamos nossa viagem minuciosamente. O planejamento envolve um grande trabalho de pesquisa e organização que eu, particularmente adoro fazer.

Na internet existem muitos sites de viagem e inclusive de outros celíacos que assim como nós, curtem viajar e compartilhar sua experiência.

As Associações de Celíacos do Brasil, nos diferentes estados e outras associações espalhadas pelo mundo são ótimos contatos que devem ser considerados no planejamento da viagem e muitos deles possuem um site com muitas informações.

Escolhido o lugar de destino gosto de seguir o seguinte roteiro de organização:
  • Como chegar: Aqui dependendo do meio de transporte em que viajará (avião, ônibus, carro , etc) você deve considerar particularidades sobre o tempo de duração e possíveis formas de alimentação. Esta fase pode envolver compra de passagens, verificação de disponibilidade de alimentação especial junto à Cia Aérea, paradas, restaurantes e lanchonetes existentes nos locais de paradas, transporte de alimentos na bagagem, etc.
  •  Aonde se hospedar: Nesta fase consideramos o melhor local de hospedagem (hotel, pousada, hostel, aluguel de apartamento, flat, etc) e se necessário fazemos contato para verificação de disponibilidade de alimentação sem glúten (no caso de hotéis e pousadas) ou utensílios de cozinha (no caso de flats, apartamentos, etc). Eu particularmente prefiro ficar hospedada em um lugar que disponha de uma cozinha minimamente equipada (ao menos um fogareiro, pia, frigobar, panelas, talheres e pratos). Assim, encontrando ou não opções de lugares que ofereçam alimentação sem glúten, temos com o que nos virar. 
  • Se há restaurantes, mercados e lojas de produtos sem glúten: Aqui, provavelmente estará a maior e mais importante parte da pesquisa. Identificar se há locais confiáveis e lojas que ofereçam opções sem glúten. Gosto de verificar a localização dos mercados em que podemos comprar frutas, verduras, ovos, frios, sucos, enfim, opções de alimentos naturalmente sem glúten. Além dos sites e contato direto com a Associação de Celíacos local, há ainda este site em que costumo pesquisar, mas sugiro confirmar se o local indicado ainda existe pois às vezes encontramos informações desatualizadas.
  • Que passeios fazer: Após pesquisar os pontos turísticos e locais de nosso interesse que gostaríamos de visitar, acho importante considerar a logística num mapa local. Nesta fase do planejamento, adoro criar e salvar um mapinha no Google Earth, utilizando os marcadores disponíveis nas ferramentas. Ali posso visualizar se próximo a um ponto turístico há algum restaurante, loja, mercado... Então, planejo as visitas e passeios considerando períodos e horários das refeições bem como as possibilidades de lugares que ofereçam alimentação sem glúten nas proximidades. É lógico que aqui nem tudo é perfeito e temos que lembrar que muitas vezes a boa e velha lancheira tem que ser levada. 
  • O que levar na mala: Bem, tomadas todas as providências, feito toda a pesquisa, organização e planejamento, você já tem ideia do que não terá acesso, e é por isso que eu deixo essa parte por último. O que vejo que me fará falta e não terei acesso, levo na mala. Por exemplo: Já reservei um hotel que tem uma pequena copa com pia e microondas, mas não há fogão, terei que levar a panela elétrica. Vi que nas redondezas há um mercado, mas não há loja especializada em alimentação especial, então terei que levar alguns pães sem glúten, biscoitos... Agora há alguns itens que sempre levo na mala: 
    • junto aos documentos habituais levo um atestado médico esclarecendo a condição celíaca e a necessidade de alimentação especial, 
    • impressos de toda a pesquisa feita com endereços, 
    • cartões para o chef / restaurante (em portuguêsem espanholem inglês), 
    • farmacinha com tudo o que possa precisar inclusive em caso de intoxicação alimentar ou contaminação (converse com seu médico e peça a receita)...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você também tem alguma dica ou informação sobre esse destino, comente e compartilhe conosco.