segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A mala sem glúten



Uma intolerância, restrição ou alergia alimentar é uma condição que nos coloca frente a frente com um universo de limitações e inseguranças que só quem vivencia sabe o quanto penoso pode ser.

Provavelmente isso aconteça principalmente porque o ato de comer está intimamente ligado ao comportamento humano de socializar e confraternizar. Em geral a maioria das atividades sociais se dão em torno de uma mesa que agrade aos olhos e ao paladar. Essa situação muitas vezes incômoda à alguns os impõe também o desafio de ignorar os aperitivos para aprender a valorizar e desfrutar das amizades, das companhias, do significado real do encontro e do bate papo.

Nas viagens e passeios não é diferente e muitas vezes pode ser ainda mais difícil. A situação de se encontrar longe da segurança de casa, numa cidade desconhecida ou mesmo em outro país, sem uma cozinha, ingredientes e utensílios com o que preparar uma alimentação segura e outros tantos desafios que envolvem esta empreitada, pode ser assustadora para muitos.

Após o diagnóstico de Doença Celíaca da minha filha mais velha, como muitas mães de celíacos, iniciei uma nova fase de vida, uma fase de ressignificação de um hábito diário muito importante mas que muitas vezes nos passa despercebido, a alimentação.

A limitação a princípio imposta, deu espaço a uma série de mudanças de hábitos, pesquisas, estudos e adaptações. Muitos ingredientes que haviam em nossa cozinha saíram de cena deram espaço à outras substituições e escolhas. E viajar, que sempre foi um "hobby", passou a ser um prazer minimamente planejado, mas não menos empolgante. Já a mala de viagens...Ahhhhhh a mala de viagens... Esta não carrega mais apenas roupas, sapatos, mapa e câmera fotográfica. A mala vai carregada de comida. Biscoitos, pães, lanchinhos sem glúten... dependendo do lugar esquecemos o casaco mas não esquecemos a panela elétrica... a mala é uma verdadeira cozinha/despensa! A MALA É SEM GLÚTEN!

Por buscar mais opções para nossas próprias restrições e por acreditar que é possível ajudar à outras pessoas que vivenciam preocupação semelhante a ter o mesmo prazer, surgiu a ideia do "mala sem glúten", um blog com a finalidade de compartilhar nossas experiências de viagens, desde o planejamento até a realização.

Mario Quintana escreveu certa vez: "Viajar é trocar a roupa da alma". Ser colocado diante de novas paisagens, novas culturas, novos olhares, novas formas de ser, pensar e agir... Sair do costumeiro e experimentar outros ares, "outra roupa" por um tempo, é certamente uma experiência que te faz crescer, mais ainda para um celíaco, inspirado numa ideia que costumamos ouvir no nosso universo: "Restrição alimentar sim, social não!"